A Alemanha é um dos principais países da Europa. Isso se dá por inúmeros fatores: é o país de maior PIB per capita do continente e principal referência da União Europeia, justamente por ser tão desenvolvido economicamente.
Em alguns critérios é também considerado o mais populoso, vide que o primeiro lugar é ocupado por uma nação em que a maior parte de seu território é asiática - a Rússia. Da mesma forma, o alemão é o segundo idioma mais falado no território europeu - perdendo novamente o posto para o idioma russo - sendo o idioma principal em países como Alemanha, Áustria, Bélgica e Luxemburgo.
Tudo isso faz com que o país figure geralmente nos primeiros lugares quando o assunto é turismo, e os motivos, novamente, são justificáveis. De castelos centenários a cidades modernas, o país entrega uma verdadeira aula de história e cultura onde quer que o turista bote os pés.
Como uma viagem para conhecer o país nunca é demais, hoje elencamos 5 cidades que você precisa colocar em seu roteiro se a intenção é conhecer o melhor da Alemanha.
A lista foi escolhida não apenas pelas cidades mais populosas, mas também as que conferem experiências únicas e mostram a todos o quão singular é esta majestosa nação. Continue a leitura e deixe-se encantar também pela terra da cerveja.
Documentação necessária para viajar à Alemanha
Antes de mais nada, é importante ficar atento à documentação de viagem. Como um país assinante do Tratado de Schengen, turistas brasileiros não precisam de visto em caso de viagens por um período de até 90 dias, basta o passaporte válido durante o período viajado.
Entretanto, assim como outros países europeus, é obrigatório ter um seguro-viagem com cobertura de no mínimo 30 mil euros durante todo o período. Em momentos onde o turista deve passar pela imigração, além do passaporte, é importante ter também em mãos a reserva de hospedagem e a passagem de volta para o Brasil.
Tendo essas informações sempre ao alcance, sua viagem terá tudo para ser prazerosa e perfeita em todos os sentidos. Vamos, então, às cidades que merecem estar no seu top 5 de destinos alemães para conhecer.
Berlim
A capital da Alemanha concentra em torno de uma população com cerca de 5 milhões de habitantes - dentro de seus limites e sua área metropolitana -, o que faz dela a maior e mais populosa cidade de todo o país. Ou seja, lá tem atrações para todos os gostos e perfis de turistas.
Quem ama história vai se encantar com os diversos museus da cidade. Desde o Museu do Holocausto, que carrega consigo fortes emoções e muitas reflexões, até a Igreja do Kaiser Wilhelm, que são grandes marcos da Segunda Guerra Mundial, evento cataclísmico para a Europa e que deixou as maiores marcas e feridas justamente nessa cidade.
Seguido à ela, tivemos a divisão da Alemanha entre a Oriental e Ocidental, cada uma regida de acordo com um sistema político-econômico diferentes. A cidade de Berlim, inclusive, ficou dividida por um muro por 28 anos, o que novamente moldou para sempre as características de ambos os lados. Após sua queda, em 1991, Berlim (e a Alemanha) voltou a ser apenas uma.
Uma boa parte do muro ainda está de pé, por isso uma das grandes atrações da cidade é justamente vê-lo de perto. Também não deixe de ver o Portão de Brandemburgo, o principal cartão-postal da cidade.
Além disso tudo, não deve ser segredo para ninguém que a capital alemã é também a capital da cultura underground. Então não deixe de, ao menos uma vez, conferir suas baladas eletrônicas, especificamente as techno, principal gênero que movimenta as madrugadas da cidade. Boa sorte ao tentar entrar na disputadíssima balada de Berghain, viu?
Munique
Você certamente já ouviu falar da Oktoberfest, certo? Pois saiba que a maior festa dedicada à bebida fermentada mais consumida no mundo ocorre sempre aqui, nesta cidade que é a perfeita definição de alegria e animação (sim, mesmo no inverno rigoroso tipicamente alemão).
E por falar em cerveja, não deixe de visitar um dos maiores templos da bebida: Hofbäuhaus. Lá, você pode provar vários tipos de cerveja e fazer uma degustação de respeito. Se você decidir conhecê-la durante o período de primavera/verão, não deixe de passear pelos seus mais diversos parques e praças, que ficam verdejantes e floridas nesta época do ano.
Outra grande atração da cidade é o Museu da BMW, uma das principais marcas de veículos automotivos do mundo.
Frankfurt
Lar de um dos aeroportos mais movimentados do mundo, é muito comum que brasileiros façam escala na cidade e não fiquem para conhecê-la melhor… estas pessoas não sabem o que estão perdendo!
A cidade conta com atrações como a Igreja de São Nicolau, com 51 sinos e toda a sua fachada feita de pedras avermelhadas. Além disso, quem é apaixonado por literatura não pode deixar de visitar a Casa e o Museu de Goethe. Com 14 salas, ela mostra como era a vida na Alemanha no século XVIII e a vida do autor.
Bamberg
Até então falamos de grandes metrópoles alemãs, mas no interior do país encontramos muitas joias raras que nos revelam o que há de melhor pela nação. No estado da Baviera, temos a cidade de Bamberg, aquela típica cidade pequena com janelas floridas.
Além desta paisagem bucólica, a cidade também é famosa por sua cerveja perfumada, a rauchbier. Por ter sido habitada por monges beneditinos há alguns séculos, a religião católica é muito presente na cidade - em contraposição à maioria protestante do país.
Lá há muitas igrejas, mosteiros e conventos de arquitetura encantadora. É para dar uma pausa no tempo e admirar toda a plenitude da cidade com calma.
Dinkelsbühl
Sendo uma das únicas cidades europeias restantes ainda ‘protegida’ por uma muralha medieval, a cidade também carrega consigo uma característica singular: é uma das únicas que passou intacta pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.
Ela, inclusive, faz parte da Rota Romântica, um percurso de 460 km que passa por diversos vilarejos e castelos da Alemanha. Passe horas visitando os cafés e restaurantes típicos da cidade.
Vamos para a Alemanha?
Com a Boa Ideia Viaegens, sua viagem começa no momento em que entra em contato conosco! Fale com a gente e vamos te levar para se apaixonar pela Alemanha.
Comments